Engenharia Agrícola e Ambiental



Rondonópolis está inserida no centro de uma grande fronteira agrícola, fazendo ligação com outros Estados. É segunda maior economia de Mato Grosso, graças ao agronegócio: produção de grãos, fibras, bioenergia, além de indústrias esmagadoras de soja, frigoríficos, pólo têxtil e cerâmico. Além das atividades agropecuárias e industriais, a cidade é também um pólo de conhecimento, com diversas instituições de ensino superior e tecnológico com cursos desenvolvidos para atender às necessidades sócio-econômicas.
Através do programa de expansão e consolidação do Campus Universitário de Rondonópolis, a Universidade Federal de Mato Grosso através do Ministério de Educação, oferece desde 07 de agosto 2006, o primeiro curso de Engenharia agrícola e ambiental do estado de Mato Grosso.
O Engenheiro Agrícola Ambiental formado pelo Curso de Engenharia Agrícola Ambiental, deverá ter uma formação baseada nos princípios da ética, honestidade, responsabilidade, justiça com o compromisso em exercer o conjunto de habilidades e competências para o exercício profissional, projetar, implantar e administrar técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola. Planejar métodos de armazenagem e construir silos, armazéns e estufas. Levar ao campo soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem descuidar do desenvolvimento sustentado da agricultura. Propõe a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Construir açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem. Trabalhar nos projetos de máquinas e equipamentos agrícolas e se ocupar da mecanização agrícola e da eletrificação rural. Assumir posição de lideranças; Tomar decisões, interagir e provocar mudanças; Valores éticos e humanísticos; Habilidades de expressão oral e escrita; Atitude empreendedora no exercício e atuar em todas as etapas do agronegócio, do planejamento da produção à comercialização do produto, gerir e administrar a propriedade agrícola e o agronegócio não só para fins públicos como também para conquistar seu espaço de trabalho na iniciativa privada.

GRUPO DE PRÁTICAS EM ÁGUA E SOLO (GPAS)

Crescendo a cada dia em ensino e pesquisa, o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental de Rondonópolis, possui a GPAS (Grupo de Práticas em Água e Solo), que busca na prática a fusão do conhecimento teórico com a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário